O Culto Divino e o ano litúrgico

Liturgia é o culto público que a Igreja Católica presta a Deus por meio dos seus legítimos ministros.


Missa de rito siríaco-antioqueno (ou siríaco ocidental), rezada pelo Patriarca de Antioquia dos siríacos católicos, em 2009.
Para que um ato seja litúrgico, requer-se:


a) que seja exterior e social;


b) que seja regulado pela autoridade competente (Papa, Bispos) e realizado por meio de ministros legítimos.


A Liturgia é, pois, a oração com que a Igreja atinge duas grandes finalidades:


A PRIMEIRA FINALIDADE DA LITURGIA


a) prestar culto público a Deus, Criador e Senhor universal;


E só depois, secundariamente:


b) santificar e instruir os fiéis por meio dos atos litúrgicos.


A santificação dos fiéis é importantíssima, mas em primeiro lugar vem a adoração a Deus. Que seja observada sempre a devida ordem das coisas!


Nossa liturgia não termina na terra, mas continuará no céu, na esplendorosa visão de Deus.


O Ano eclesiástico.


Também a Igreja possui um calendário próprio, que não coincide com o ano solar.


O calendário da Igreja começa nos primeiros dias de dezembro, mais ou menos. É ele que regula o Ano Eclesiástico, ou Ano Litúrgico.


O Ano litúrgico depende da festa de Páscoa, a qual pode cair entre as datas de 22 de março a 25 de abril. Justamente por tal motivo é que as festas do ano litúrgico são chamadas festas móveis, porque, com exceção do Natal e das outras que dele dependem, as mais têm um dia fixo.




O Ano Litúrgico divide-se em dois grandes ciclos ou épocas: o ciclo de Natal e o ciclo de Páscoa.


a) o Ciclo de Natal compreende:


1) O Advento: tempo de preparação para o Natal, que é a vinda do Messias, e tem a duração de quatro domingos.






2) O Natal: lembra-nos o Nascimento e os fatos principais da infância de Jesus. Compreende o tempo que vai desde a festa do Natal até a oitava da Epifania.




3) O Tempo depois da Epifania: que se estende desde a oitava da Epifania, até a Septuagésima, e pode ter a duração de duas a seis semanas.




b) O Ciclo de Páscoa compreende:


1) O Tempo da Septuagésima: são os três domingos de preparação à Quaresma (Septuagésima, Sexagésima e Quinquagésima);




2) A Quaresma: período de penitência, lembrando e imitando o de Nosso Senhor Jesus Cristo: é também destinado à preparação das festividades pascais; ele abrange quatro domingos, e mais os domingos da Paixão e o de Ramos.





3) A Páscoa: que nos lembra a Ressurreição do nosso divino Salvador, sua Ascensão ao Céu, e a descida do Espírito Santo;




4) Tempo depois de Pentecostes: no qual se relembra a obra santificadora do Espírito Santo na Igreja.


O ano eclesiástico se encerra com o pensamento do Juízo universal, que fechará a história e a vida da humanidade sobre a terra.


Luz do Céu: Curso de Religião para o Ginásio. 1º tomo: o Credo. Edição: Livraria da Doutrina Cristã, Edições Salesianas, 1958.






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O Culto Divino


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